5 coisas que não sabe que os seus dentes dizem sobre a sua saúde

Os dentes dizem mais sobre si do que pensa, desde traços de personalidade a doenças a boca espelha os mais variados sinais. Será que conhecia estes 5?

• Bruxismo (hábito de ranger os dentes)

O nome parece outra coisa, mas o Bruxismo consiste no hábito de ranger os dentes. Muitas pessoas ficam supreendidas quando o Médico Dentista diagnostica Bruxismo e normalmente é a Mulher ou Marido que refere ouvir o ran1bruxismoger à noite durante o sono. O Bruxismo, entre outros factores, está muito relacionado com stress e leva à perda de estrutura dentária com marcas muito características.

• Marcas de desgaste na parte de trás dos dentessedg_icm1207495_5

O constante vómito e/ou refluxo gastro-esofágico provoca uma erosão ácida nos dentes, mais evidente na face palatina (a parte de trás) dos dentes. Este sinal é típico em pessoas que sofrem de refluxos gástricos regulares ou provocam o vómito como os bulímicos.

• Gengiva “inchada”

hiperplasia 2Existe medicação para problemas cardíacos ou imunossupressores (medicamentos que inibem o sistema imunitário) que poderão provocar um aumento de volume da gengiva, nomeadamente hiperplasia gengival. Normalmente é resolvido ao ajustar-se a medicação. A nifedipina é o fármaco que mais frequentemente se encontra associado a este fenómeno.

• Boca Seca

Uma boca seca, com uma quantidade de saliva bastante reduzida pode indicar uma doença autoimune chamada Síndrome de Sjogren ou Diabetes Mellitus. Contudo, só este sintoma é insuficiente para diagnosticar qualquer doença.

• Tártaro

O tártaro, ou como normalmente é chamado, “pedra” é resultado da calcificatartaroção da placa bacteriana oral e  pode ser responsável por um tipo de pneumonia diversas vezes diagnosticado a pessoas mais velhas: pneumonia por aspiração. Este tipo de pneumonia ocorre por aspiração de bactérias, assim uma má higiene oral e da prótese dentária (se usar) aumenta bastente o risco de desenvolver esta doença.

References

• Barron RP1, Carmichael RP, Marcon MA, Sàndor GK. Dental erosion in gastroesophageal reflux disease. J Can Dent Assoc. 2003 Feb;69(2):84-9. PMID: 12559056.

• Manfredini D1, Lobbezoo F. Role of psychosocial factors in the etiology of bruxism. J Orofac Pain. 2009 Spring;23(2):153-66. PMID: 19492540.

• Bharti V1, Bansal C. Drug-induced gingival overgrowth: The nemesis of gingiva unravelled. J Indian Soc Periodontol. 2013 Mar;17(2):182-7. PMID: 23869123.

• Taylor GW1, Manz MC, Borgnakke WS. Diabetes, periodontal diseases, dental caries, and tooth loss: a review of the literature. Compend Contin Educ Dent. 2004 Mar;25(3):179-84, 186-8, 190; quiz 192. PMID: 15641324.

• Sue Eisenstadt E1. Dysphagia and aspiration pneumonia in older adults. J Am Acad Nurse Pract. 2010 Jan;22(1):17-22. PMID: 20074192.

Segue-me

Vítor Brás

Médico Dentista at Clínica Morgado da Póvoa
Vítor Brás é Médico Dentista Generalista, responsável pela área de Cirurgia Oral e Implantologia da Clínica Morgado da Póvoa. Quando não está a fazer o que mais gosta (tratar sorrisos) adora tocar guitarra, ler e fazer desporto.
Vítor Brás
Segue-me