5 alimentos que fazem mal aos dentes ( e 5 que fazem bem ) e que provavelmente não sabia

Antes de começar a ler este artigo é bom recordar que uma cuidada higiene oral é essencial  para manter os seus dentes saudáveis e não será por evitar estes alimentos que vai conseguir “fugir” do Médico Dentista.

1. Limão/Toranja

Os citrinos são muito utilizados em variados sumos e suplementos pelo seu alto teor em Vitamina C. Contudo, são também ácidos. O ácido cítrico provoca erosão do esmalte dentário que é o que protege o dente dos choques térmicos e agressões físicas. Health-Benefits-Of-Orange-Juice

Dica: Para quem bebe limonada ou sumo de laranja pela manhã deve aguardar entre 30mins a 1 hora para permitir que a saliva estabilize os ácidos antes de escovar os dentes.

 

2. Bebidas desportivas

Pela mesma razão que os primeiros da lista, estas bebidas são sempre ácidas. O seu uso continuado provoca também erosão do esmalte dentário.

3. Vinho Branco

Ok, se eu pusesse nesta lista vinho tinto era demasiado óbvio não? Toda a gente sabe que o vinho tinto é rico em corantes que pintam tudo à sua passagem. O vinho branco pode não ter tantos corantes como o seu parceiro mais escuro mas tem os mesmos químicos, que por si não mancham, mas permitem que os dentes sejam manchados por corantes de outros alimentos.

4. Bolachas de Água e Sal

saltines-teeth-400x400É um dos métodos mais antigos para enganar o estômago no trabalho, aulas ou estudo mas também não são as melhores amigas dos teus dentes. Porquê? É que estas marotas são rapidamente transformadas em compostos açucarados na boca, o que vai servir de alimento às bactérias que provocam a cárie dentária.  Ainda por cima, formam uma massa pastosa que adere aos dentes aumentando os seus efeitos negativos na boca.

5. Manteiga de Amendoim

Quem não gosta de manteiga de amendoim? Muito pouca gente. Mas não fique desapontado por ver este produto nesta lista. Existem 2 razões para a ver aqui: é que a manteiga de amendoim é alimento para as bactérias que provocam cárie e também lhes facilita a adesão à superfície dos seus dentes.o-PEANUT-BUTTER-facebook

Dica: opte por consumir manteiga de amendoim natural, sem adição de mais nada sem ser apenas amendoim. As manteigas de amendoim “comerciais” têm normalmente óleos, açúcares e conservantes que prejudicam a sua saúde.

 

 

E os que fazem bem?

  1. Pastilhas sem açúcar – promovem a salivação o que ajuda a limpar os dentes e a regularizar o ácido da boca.
  2. Produtos lácteos – contêm cálcio que é benéfico para o principal mineral dentário,  a hidroxiapatite.
  3. Alimentos ricos em fibra – pura mecânica. Bróculos, espinafres ou grelos, todos estes alimentos requerem muita mastigação o que acaba por “escovar” os dentes.
  4. Morangos – têm ácido málico, um conhecido agente branqueador.
  5. Peixe-espada, salmão e atum – ricos em Vitamina D que é essencial para o corpo gerir o Cálcio e assim influenciam a saúde dentária.
Segue-me

Vítor Brás

Médico Dentista at Clínica Morgado da Póvoa
Vítor Brás é Médico Dentista Generalista, responsável pela área de Cirurgia Oral e Implantologia da Clínica Morgado da Póvoa. Quando não está a fazer o que mais gosta (tratar sorrisos) adora tocar guitarra, ler e fazer desporto.
Vítor Brás
Segue-me

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.