3 coisas que não sabe sobre Gravidez e Saúde Oral

Gravidez. Esta palavra só em si é um mundo de desejos, emoções, sensações, etc., e quando se está a gerar uma nova vida todas (obviamente) querem fazer tudo o que é correcto.

A seguir mostro um Infográfico com 3 verdades sobre a Saúde Oral e a Gravidez. É um risco! Porquê? Porque podem bem ser 3 desculpas para problemas dentários totalmente evitáveis. Como Médico Dentista oiço muitas mães a dizer que a gravidez “deu cabo” da sua boca e até é bem verdade, mas mesmo que a gravidez tenha alguns prejuízos para a saúde oral, uma boa parte destas senhoras já não cuidava bem dos seus dentes antes de engravidar.

Com este gráfico pretendo dar a conhecer os riscos, para que as futurãs “mamãs”, possam prevenir-se.

Com isto deixo algumas dicas também:

  • no segundo trimestre da gravidez é relativamente seguro efectuar alguns tratamentos dentários
  • pode ser necessário o uso de antiácidos para regular a acidez gástrica
  • evite escovar os dentes após o vómito, passe por água e aguarde cerca de 30 mins/1 hora (os dentes com o vómito sofreram pelo ácido do mesmo, se escovar logo de seguida efectua dois tipos de erosão nos dentes: ácida e física)
  • utilize pastas dentífricas com mais PPM de flúor na sua constituição

3 verdades sobre saude oral e gravidez

Segue-me

Vítor Brás

Médico Dentista at Clínica Morgado da Póvoa
Vítor Brás é Médico Dentista Generalista, responsável pela área de Cirurgia Oral e Implantologia da Clínica Morgado da Póvoa. Quando não está a fazer o que mais gosta (tratar sorrisos) adora tocar guitarra, ler e fazer desporto.
Vítor Brás
Segue-me

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.