Os citrinos são muito utilizados em variados sumos e suplementos pelo seu alto teor em Vitamina C. Contudo, são também ácidos. O ácido cítrico provoca erosão do esmalte dentário que é o que protege o dente dos choques térmicos e agressões físicas.
Dica: Para quem bebe limonada ou sumo de laranja pela manhã deve aguardar entre 30mins a 1 hora para permitir que a saliva estabilize os ácidos antes de escovar os dentes.
Pela mesma razão que os primeiros da lista, estas bebidas são sempre ácidas. O seu uso continuado provoca também erosão do esmalte dentário.
Ok, se eu pusesse nesta lista vinho tinto era demasiado óbvio não? Toda a gente sabe que o vinho tinto é rico em corantes que pintam tudo à sua passagem. O vinho branco pode não ter tantos corantes como o seu parceiro mais escuro mas tem os mesmos químicos, que por si não mancham, mas permitem que os dentes sejam manchados por corantes de outros alimentos.
É um dos métodos mais antigos para enganar o estômago no trabalho, aulas ou estudo mas também não são as melhores amigas dos teus dentes. Porquê? É que estas marotas são rapidamente transformadas em compostos açucarados na boca, o que vai servir de alimento às bactérias que provocam a cárie dentária. Ainda por cima, formam uma massa pastosa que adere aos dentes aumentando os seus efeitos negativos na boca.
Quem não gosta de manteiga de amendoim? Muito pouca gente. Mas não fique desapontado por ver este produto nesta lista. Existem 2 razões para a ver aqui: é que a manteiga de amendoim é alimento para as bactérias que provocam cárie e também lhes facilita a adesão à superfície dos seus dentes.
Dica: opte por consumir manteiga de amendoim natural, sem adição de mais nada sem ser apenas amendoim. As manteigas de amendoim “comerciais” têm normalmente óleos, açúcares e conservantes que prejudicam a sua saúde.