O nome parece outra coisa, mas o Bruxismo consiste no hábito de ranger os dentes. Muitas pessoas ficam supreendidas quando o Médico Dentista diagnostica Bruxismo e normalmente é a Mulher ou Marido que refere ouvir o ranger à noite durante o sono. O Bruxismo, entre outros factores, está muito relacionado com stress e leva à perda de estrutura dentária com marcas muito características.
O constante vómito e/ou refluxo gastro-esofágico provoca uma erosão ácida nos dentes, mais evidente na face palatina (a parte de trás) dos dentes. Este sinal é típico em pessoas que sofrem de refluxos gástricos regulares ou provocam o vómito como os bulímicos.
Existe medicação para problemas cardíacos ou imunossupressores (medicamentos que inibem o sistema imunitário) que poderão provocar um aumento de volume da gengiva, nomeadamente hiperplasia gengival. Normalmente é resolvido ao ajustar-se a medicação. A nifedipina é o fármaco que mais frequentemente se encontra associado a este fenómeno.
Uma boca seca, com uma quantidade de saliva bastante reduzida pode indicar uma doença autoimune chamada Síndrome de Sjogren ou Diabetes Mellitus. Contudo, só este sintoma é insuficiente para diagnosticar qualquer doença.
O tártaro, ou como normalmente é chamado, “pedra” é resultado da calcificação da placa bacteriana oral e pode ser responsável por um tipo de pneumonia diversas vezes diagnosticado a pessoas mais velhas: pneumonia por aspiração. Este tipo de pneumonia ocorre por aspiração de bactérias, assim uma má higiene oral e da prótese dentária (se usar) aumenta bastente o risco de desenvolver esta doença.