


Um estudo inovador entre duas Universidades, uma japonesa e outra australiana, chegou a conclusões interessantes. Uma cara atraente consegue, à partida, captar mais votos e isso já foi provado, mas e o sorriso? Terá importância? Através da mesma tecnologia com que os iphones e smartphones android captam os sorrisos nas selfies, os investigadores chegaram a um método de avaliar a “quantidade de sorriso” por foto. (Em baixo, os exemplos)

Concluiu-se que (com grande probabilidade estatística) os candidatos mais sorridentes obtiveram melhores resultados, sendo a diferença maior no público Australiano onde um candidato mais sorridente consegue uma votação 5,2% superior (no Japão consegue em média apenas mais 2%).
O’Doherty em 2003 utilizou estudos de ressonância magnética funcional (um exame que permite ver a actividade cerebral “em direto”) para estudar o efeito dos sorrisos nas pessoas. Assim descobriu que ao ver um sorriso é activada uma parte específica do cérebro (córtex medial orbitofrontal), esta região cerebral processa as recompensas e prazer (comida, música favorita, lucros financeiros, etc…) e concluiu que um sorriso é entendido como uma recompensa.
Estudos ainda mais recentes comprovam que uma cara sorridente é mais rapidamente memorizada assim como o nome do dono(a) desse mesmo sorriso.
Conclusão: uma explicação possível é o efeito recompensador que uma cara sorridente tem no cérebro do eleitor que recordará mais facilmente um político sorridente do que outro mais…”sério”.
Referência Bibliográfica Should Candidates Smile to Win Elections? An Application of Automated Face Recognition Technology; Yusaku Horiuchi, Tadashi Komatsu and Fumio Nakaya
DOI: 10.1111/j.1467-9221.2012.00917.x
